Check-up médico pós-covid: quem deve fazer? Qual especialista procurar?
Passado mais de um ano do início da pandemia do coronavírus, já se sabe que a doença não afeta apenas o pulmão, mas também outros órgãos do corpo, como coração e rins. As sequelas do vírus são das mais diversas, vão desde fadiga persistente, déficit de memória, arritmia até perda de paladar.
Uma dúvida que pode surgir entre os recuperados da covid-19 é: devo fazer um check-up médico? Quais especialidades devo procurar? E os exames? Pensando nisso, VivaBem conversou com diversos especialistas para entender como deve ser feita essa avaliação médica.
O primeiro ponto é que depende muito do grau da doença que a pessoa teve: leve, moderado ou grave. As duas últimas envolvem, principalmente, a internação do paciente e, nos casos mais severos, a intubação em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
De uma forma geral, é importante que as pessoas façam, sim, um check-up e procurem um médico de confiança (independentemente da especialidade) após a recuperação da doença. É ele quem pode fazer essa avaliação mais global e indicar os especialistas que o paciente deve procurar, se necessário. Caso a pessoa não tenha um nome em mente, é indicado um clínico geral, médico de família, pneumologista ou infectologista.